Iniciamos com nosso diálogo falando
do “jogo de culpados” na escola.
Como “virar este jogo e construir novos
relacionamentos entre professores e seus jovens estudantes?
Em sua percepção, faz sentido esta
afirmação de que professores e jovens se culpam mutuamente e os dois lados
parecem não saber muito bem para que serve a escola nos dias de hoje?
Que tal promover uma discussão na
escola sobre a questão dos sentidos do estar na escola para professores e
estudantes?
E por que não elaborar estratégias para
promover o reconhecimento mútuo?
Por exemplo, você pode elaborar mapas das
identidades culturais juvenis do bairro; redigir cartas aos jovens estudantes
para que eles se revelem além de suas identidades uniformizadas de alunos;
promover jogos de apresentação na sala de aula, dentre outras atividades.
E em quais outras iniciativas
podemos pensar para ampliar o campo de conhecimento sobre quem são eles e elas
que estudam e vivem na escola?
Buscar perceber como os jovens estudantes
constroem o seu modo próprio de ser jovem é um passo para compreender suas
experiências, necessidades e expectativas.
OBS: Vocês podem postar suas respostas aqui mesmo (comentando esta postagem) ou enviar para o meu email: leonardo.pena@educacao.mg.gov.br
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