sábado, 25 de abril de 2015

Caderno IV - REFLEXÃO E AÇÃO


Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em:
 Consideremos a seguinte ordem na atividade:
1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos;  como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme.
2) Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões.
3) Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.

Um comentário:

  1. O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, conta a história de um alemão que ficou até os quinze anos encarcerado em uma cela, amarrado e sem contato nenhum com outros seres humanos e com o mundo exterior só vendo à noite o pai que lhe deixava pão e água. Não aprendeu a falar, andar e entender o que era e aos quinze anos, foi deixado em uma cidade alemã para ser reintegrado na sociedade.
    Como a linguagem são formas sócio-historicamente definidas de produção de sentidos e são elas que configuram mundos e o que denominamos realidade’’, o filme demonstra o que pode acontecer com uma pessoa que fica isolada, sem aprender o significado das palavras, dos objetos e da leitura do mundo ao redor. o se comunicar com as pessoas. Teve que aprender a comer, andar, falar, tentar expressar o que sentia, mas às vezes confundia o que era sonho de reQuando ele é devolvido à sociedade, ele nem sabe direito o que ele é, nem comalidade, não conseguia ter expressão corporal nem ideias próprias, tendo um conhecimento fragmentado das coisas que lhe era ensinado. Como ele não teve um desenvolvimento normal dentro de uma sociedade ele não tem formação cultural e nem sentido de tempo histórico e muito menos a sua utilidade dentro daquela sociedade, sentindo necessidade de voltar para sua cama para dormir, onde ele se sente mais confortável, porque vê as pessoas como lobos.
    ‘’As linguagens constituem as relações humanas e instituem as mais variadas for¬mas de produção de conhecimento’’ e no caso de Kaspar Hauser, embora ele consiga aprender o mínimo para conviver em sociedade ele não consegue elaborar uma história criada de forma coerente com a sua realidade, elaborando histórias que tem apenas o começo mas não tem continuidade como foi a sua história de vida. Quando ele sofre um atentado ele finalmente conta uma história imaginada no deserto do Saara, mas não tem a exata noção do significado histórico nem real daquela narração. Para ele a escrita não lhe dá a dimensão do significado do mundo, sendo apenas um exercício de cópias, sem conseguir contextualizar o que ele queria expressar.

    ResponderExcluir