Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola?
– O que esses dados lhes revelam?
– Como esses dados são discutidos entre os professores?
– Existe, na escola, algum debate sobre eventuais relações entre as taxas de rendimento e a avaliação da aprendizagem nas disciplinas ou em algumas das disciplinas?
Alguns resultados que podem ser utilizados:
Proeb
http://www.simave.caedufjf.net/proeb/resultados-2013/
Ideb
http://ideb.inep.gov.br/
Como exemplo do resultado do PROEB do 9º ano, Língua Portuguesa, tivemos uma proficiência média 229,9 sendo previsto um número de 33 alunos, mas a participação efetiva de 19 estudantes com um percentual de 57,6% entre os anos de 2010 e 2012, demonstrando que aumentou o baixo rendimento e diminuiu o nível intermediário, e aumentou o nível recomendado de 18,7% em 2010, 14,3% em 2011 e 21,7% em 2012. Já o 3º ano era previsto uma participação de 21 alunos mas o efetivo foi de 11 estudantes com um percentual de 52,4%, indicando que a proficiência aumentou de 2011 para 2012, mas também aumentou o baixo rendimento, não tendo referencia do nível intermediário de 2011 demonstrando apenas a percentagem de 18,2% em 2012. O nível recomendado em 2011 foi de 37,9% , diminuindo em 18,2% em 2012.
ResponderExcluirEssa avaliação externa que é o Sistema de Avaliação Da Educação Básica (SAEB),avalia os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática para verificar a leitura e a resolução de problemas medindo a qualidade de cada escola no ensino fundamental e médio utilizando os cálculos do IDEB que é o Índica de Desenvolvimento da Educação Básica comparando-os com os resultados da SER e do Estado. Como é uma comparação feita em nível muito amplo, corre o risco de ser muito limitado devido ter uma função comparativa,sem se preocupar com funções diagnósticas, formativa e somativa.
Quando nos reunimos aprendemos a comparar os resultados entre as escolas e procurarmos quais são as nossas perspectivas de melhorar o índice, já que esse resultado é o que importa para o Estado. Para haver melhoria em notas procuramos conscientizar o aluno da importância desta prova e de que é importante a presença deles para realização da mesma. Reunimos com o setor pedagógico para procurarmos estratégias de aulas mais criativas para o melhor aprendizado do aluno e para diminuir a evasão escolar.
Os debates acontecem já que o objetivo de melhorar o rendimento do aluno é geral. Sabemos que a avaliação interna é mais criteriosa e mais preparada objetivando a pesquisa do conhecimento anterior dado pelo professor e a externa é mais ampla.