sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Vida Maria


Um comentário:

  1. É muito importante intervir no processo de ensino aprendizagem sempre buscando metodologias funcionais, criativas e prazerosas para que o aluno interesse pela sala de aula, porque devemos levar em conta que em casa e outros lugares públicos os atrativos são mais interessantes do que temos dentro da sala de aula.
    O primeiro passo é enfatizar sempre para o aluno da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos; Depois conscientizá-lo de que a sua formação escolar é imprescindível, para que ele tenha uma autonomia funcional e dinâmica e ao formar, tenha condições de participar da sociedade como cidadão responsável e produtivo, não caindo no ciclo de começar a estudar e desistir por motivos que ele julgue que seja mais importante que a sua formação integral. Para isso é necessário demonstrar o valor de se ter uma formação não só para o mercado de trabalho, mas também para a sua própria valorização como ser humano socialmente inserido dentro de um sistema que exige do cidadão uma formação. E vence quem se aprimora mais.
    Para que isso aconteça é necessário que os professores entendam que o aluno é o protagonista da escola, que trabalhamos para ele, e somente podemos nos dar por satisfeito quando o aluno se torna capaz de raciocinar os problemas propostos, ler e interpretar corretamente, ter curiosidade científica, ter capacidade de pesquisar e acima de tudo trabalhar em equipe e desenvolver critérios técnicos de aprendizado na prática do dia a dia. Isso parece utópico, mas com esforço se pode criar ambientes propícios para termos essa evolução dentro da escola.
    Só podemos alcançar esse tipo de situação se o corpo discente estiver disposto a colaborar, tendo dentro das reuniões pedagógicas ações e estratégias voltadas para e pelo aluno. Os professores devem passar por capacitações profissionais para que essa construção do conhecimento tenha condições de inovar e se adequar ao novo sistema. É necessário ter, além dos cursos, o domínio dos conteúdos básicos curriculares, utilizar sempre a interdisciplinaridade e usar de estratégias não só para formar, mas prioritariamente educar.

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